Encontro sobre o Direito Canônico e a família

424

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro realizará, entre os dias 15 a 18 de fevereiro, o Simpósio Internacional de Direito Canônico, no Centro de Estudos Sumaré. O encontro terá como tema: “As reformas processuais na Igreja e o Sínodo da Família – O direito ao encontro da misericórdia”.

“Sem perder a santificidade do processo, o Papa pediu mais celeridade aos juristas, tribunais e câmaras eclesiásticas, e que os casos fossem tratados com amor”, declarou o diretor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, cônego José Gomes. Segundo ele, o encontro será frutuoso e a discussão enriquecerá, de forma particular, a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Os conferencistas serão o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, Cardeal Francesco Coccopalmerio, do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, e Dom Dimitrios Salachas, exarca da Igreja Greco-Católica.

O Sínodo da Família, concluído em outubro do ano passado, será outro assunto repercutido no simpósio. O Pontífice se reuniu em Roma com bispos do mundo para discutirem o papel da família na Igreja e no mundo. Do encontro produziram algumas diretrizes de atuação, como a decisão de dar a cada padre o “discernimento” de conceder ou não a comunhão a pessoas divorciadas.

As inscrições já estão encerradas, mas pode-se obter mais informações sobre o evento através dos telefones: 2516-5920 / 2516-5786 ou pelo e-mail projeto@pisdc.org.br.