ESTILO CRISTÃO NO MUNDO DIGITAL

223


A liturgia deste domingo da Ascensão do Senhor nos mostra que a missão dos discípulos de Jesus, o Ressuscitado, é tão ampla como o mundo. Tal mandato exige sair constantemente de si mesmos e testemunhar o estilo de vida cristão lá onde vivem as pessoas com suas tristezas e angústias, com suas alegrias e esperanças.
Os homens e as mulheres que aguardam, hoje, a mensagem de Jesus vivem num mundo que está passando por processo de transformação constante, acelerada. e profunda. A nossa sociedade está mudando com tal velocidade, que nos surpreende e às vezes nos desconcerta. Entre os agentes dessa mudança estão as novas tecnologias, especialmente aquelas ligadas à comunicação.
O papa Bento XVI, em sua mensagem para o 459 dia mundial das comunicações, que celebramos hoje, reconhece que as novas tecnologias digitais estão mudando não só o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma, a ponto de provocar ampla transformação cultural. Nesse contexto, a rede Internet está criando nova forma de aprender, de pensar e de construir relações humanas.
A mensagem do papa incentiva, então, a busca de um estilo cristão de presença no mundo digital que não se limita a inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também envolve testemunhar um modo de comunicar que seja profundamente coerente com o evangelho.
A construção de relações humanas geradas pela comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro, revela, sem dúvida, a maneira evangélica de atuar no universo digital. É parte implícita da missão dos discípulos de Jesus, chamados a trabalhar por uma sociedade humana e solidária.

Pe. Valdir José de Castro, ssp