Polêmica pelo novo single da Irmã Cristina: “Like a virgin”

433

A Irmã Cristina, fenômeno nas redes sociais pela sua música e vitória na última edição do concurso “The Voice”, foi criticada por alguns meios de comunicação católicos, especialmente na Itália, depois do lançamento do seu primeiro single, “Like a Virgin”, com o qual adianta seu debute discográfico.

A agência do Serviço de Informação Religiosa (SIR) publicou, em um editorial, que esta é a “operação comercial mais ousada no panorama musical recente, parece-nos oportunista – falando no âmbito discográfico. Nasce naturalmente a dúvida sobre o uso instrumental da freira com voz de anjo depois dos poucos resultados nas vendas e de seguidores muito além da vitória na televisão”.

Por outro lado, a revista Famiglia Cristiana, com uma grande difusão entre o público católico italiano, adverte a Irmã Cristina para ter cuidado e não se tornar uma personagem ou uma diva. “Enquanto ela for fiel a si mesma e à sua vocação, pode ser confiável, inclusive cantando um texto assim”, comentou Carlo Burgio, diretor do coral do Duomo de Milão, entrevistado pela revista católica. “O importante – que ser comprovará nos próximos anos – é ver se ela superará o estrelato e se manterá fiel à sua missão”, acrescentou.

A Irmã Cristina se defende

“Eu quis dar um significado novo à música, transformando-a em uma oração. Quando Jesus nos toca, ele nos transforma por dentro. A letra da música tem uma forte mensagem de amor”, explicou a freira ao canal italiano 5.

O repórter do noticiário satírico Striscia la Notizia duvida de que a núsica original da Madonna tenha este sentido. Em referência à letra de “Like a Virgin”, a freira disse: “Eu não quis ler seu passado”.

O repórter Valerio Stafelli questionou o fato de uma freira cantar uma música moderna ao invés de um clássico “Aleluia”. Mas a Irmã Cristina respondeu: “Estou usando uma linguagem próxima das pessoas, dos jovens, para comunicar, com uma linguagem comum, uma mensagem pura e bela”.

O que será feito com o lucro do seu novo álbum?

Questionada sobre o lucro com o novo álbum, que será lançado no dia 4 de novembro, a freira respondeu: “Todo o lucro será destinado aos projetos futuros da congregação das Ursulinas. Temos vários projetos no Brasil. Portanto, tudo será doado pelo bem das pessoas”.

“Minhas superioras me apoiam, como já fizeram no ‘The Voice’”, explicou a Irmã Cristina, ganhadora do programa na edição deste ano. Para ela, a música é um convite à evangelização.

O sucesso é rotundo. O vídeo musical da Irmã Cristina no YouTube foi visto por mais de 2 milhões de pessoas nos primeiros 4 dias.

Madonna defende a Irmã Cristina

A Irmã Cristina não passou despercebida pela diva Madonna. A rainha pop, depois de ver o último vídeo da freira ursulina, publicou uma mensagem brincando com ela em sua conta do Twitter, ao comentar: “Bitinghard” (que significa “copiando sem medo”).

Pouco tempo depois, Madonna tuitou novamente, postando uma montagem fotográfica que a mostrava ao lado da Irmã Cristina, acompanhada pela mensagem: “Sisters for Life!” (irmãs pela vida), #touchedfortheveryfirsttime.

Ary Waldir Ramos Díaz

aleteia.org